Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]



"Os diletantes são-no geralmente de ideias ou de emoções - porque para compreender todas as ideias ou sentir todas as emoções basta exercer o pensamento ou exercer o sentimento, e todos nós, mortais, podemos, sem que nenhum obstáculo nos coarcte, mover-nos liberrimamente nos ilimitados campos do raciocínio ou da sensibilidade.” Eça de Queiroz

O elogio da antipatia I

JAC, em 02.05.13

O mundo nem sempre, e cada vez menos, é um sítio normal. Por estranhas evoluções, na sociedade a boa educação decresce exponencialmente, ao mesmo tempo que a falsa simpatia cresce em desmesura. Claro que, ao contrário dos gráficos de Gaspar, as duas curvas por vezes cruzam-se e o verniz estala com mais profundidade do que gelo moído.

Como é evidente a simpatia é um bem, mas a não ser genuína de pouco vale e a pouco resiste. Por isso sempre gostei da antipatia honesta, genuína e bem-educada. Sim, porque as pessoas esqueceram-se de como ela é compatível com estas características.

Nada mais me irrita do que entrar numa loja e ser de imediato atacado por um Doberman sem açaime que quase me encosta à parede com um sorriso que ameaça morder, ladrando uma simpatia obviamente falsa e apenas existente pela necessidade deseperada de vender qualquer coisa, nem que seja verniz das unhas a um homem em busca de pregos. Nem conseguimos pensar, nem olhar para nada e, ou somos enleados pela Flauta de Hamelin, ou fugimos imediatamente da loja, o que habitualmente faço, simulando receber um telefonema.

Por isso tenho muitas recordações de estimação de locais onde fui recebido com a tal antipatia bem-educada, que mais tarde por vezes se transformava numa calorosa simpatia, mas que era sempre genuína.

Autoria e outros dados (tags, etc)


comentar:

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.



os diletantes

JdF
Joana da Franca

JAC
João Albuquerque Carreiras

João A. Moreira
João Almeida Moreira

ajbarrote
Jorge Barrote

osdiletantes@sapo.pt





pesquisar

Pesquisar no Blog  

subscrever feeds




Google Analytics